Paixão por Cultura

Uma das maiores manifestações culturais do Brasil é o Bumba Meu Boi do Maranhão, o mais antigo movimento folclórico desse tipo.

É uma dança muito bonita e sincronizada regida por toadas, que são melodias marcantes regadas por instrumentos de percussão também fortes que dão um estilo único a essa manifestação folclórica. Esta maneira mais tradicional e antiga das festas juninas no país só é possível de se ver no estado do Maranhão, onde uma série de agremiações de Bumba meu Boi se reúnem em palcos espalhados pelo estado em lindas apresentações, só vistas no mês de Junho. As agremiações não disputam nenhum título. Não há julgadores; não há perdedor, nem vencedor. Elas participam movidas somente pela paixão de manter viva essa cultura extremamente rica do nosso país e muitas vezes sem nenhum apoio de governos. Ao final quem sai vencedor é o expectador que se maravilha com essa manifestação artística e folclórica e com a certeza de ter assistido, embora seja bem simples, um dos maiores espetáculos da nossa cultura.

Visite o Maranhão quando puder e não deixe de assistir pelo menos uma apresentação do Bumba meu Boi local.

 

As Melodias mais tradicionais do Bumba Meu Boi

Segundo os mais velhos na arte do Bumba Meu boi, as "toadas" mais conhecidas e mais admiradas pelos maranhenses são apresentadas abaixo. Músicas da segunda metade do século passado e que até hoje cativam os espectadores.

 

Contato

Wellington Castro
São Paulo - SP

 

 

© 2010 Wellington Castro.